BOLETIM INFORMATIVO

12 de maio de 2016

Projeto São Lourenço recebe visita do Governador de São Paulo

Em 07 de maio, o Projeto São Lourenço recebeu a visita do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e de sua comitiva. Esta é a quarta visita de Alckmin nos canteiros de obras do Projeto. Desta vez, o motivo principal foi acompanhar a finalização do processo construtivo dos 3 reservatórios de compensação de água bruta (RCAB), localizados no canteiro das futuras instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA), em Vargem Grande Paulista/SP.

Além dos reservatórios, a comitiva acompanhou a evolução das obras do bloco hidráulico, onde a água será tratada e posteriormente distribuída para a população. Na ETA, os RCABs receberão a água bruta, provinda da Represa Cachoeira do França. A partir daí, a água será direcionada para o bloco hidráulico, composto por 5 estruturas básicas: os floculadores, os decantadores, os filtros e por fim o reservatório da estação elevatória, onde a água estará pronta para o consumo.

De acordo com Alckmin, “serão os maiores reservatórios da Sabesp, com capacidade para armazenar 25 milhões de litros de água bruta cada. No local também será construído um reservatório de concreto, que vai armazenar 20 milhões de litros de água tratada. Reservatórios metálicos são mais rápidos, mais baratos, com grande durabilidade”, completou o Governador.

Após a conclusão das obras, o Sistema São Lourenço irá beneficiar aproximadamente 2,0 milhões de pessoas da Região Metropolitana de São Paulo, especificamente moradores de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.

Fonte: CCSL