Os profissionais do Consórcio Construtor São Lourenço (CCSL) têm um grande motivo para comemorar. No dia 06 de julho, ocorreu o tão esperado encontro das frentes de
escavação do túnel principal da obra. O túnel, que transpõe um maciço rochoso com 1.014,98 metros de extensão e 4,5 metros de diâmetro médio, está localizado em Cotia/SP e foi projetado para não ultrapassar a cota máxima de altitude da adutora.

Para Fernando Borges de Bastos, engenheiro responsável pelas obras subterrâneas, “buscamos fazer engenharia em todas as fases da obra, desde a concepção do projeto à sua execução, sempre com foco na segurança, na qualidade e no resultado. O comprometimento da equipe, atrelado à filosofia Lean, possibilitaram o aumento a produtividade e a eliminação de desperdícios, culminando em redução de custo”, afirma Fernando.

De acordo com o gerente de construção, Maximiliano Castillo, “a equipe que executou o túnel principal esteve sempre engajada nos programas de excelência operacional estabelecidas no projeto. Em um período de 3 meses, foram desenvolvidos 71 kaizens pelos profissionais das obras subterrâneas, sendo que 20 deles são da equipe do túnel principal. Isso demonstra claramente o comprometimento de todos em busca da melhoria contínua. E o resultado nos consagrou com um produto de altíssima qualidade".

 

Fonte: CCSL