BOLETIM INFORMATIVO

11 de julho de 2016

Encontro das frentes de escavação do túnel principal

Os profissionais do Consórcio Construtor São Lourenço (CCSL) têm um grande motivo para comemorar. No dia 06 de julho, ocorreu o tão esperado encontro das frentes de
escavação do túnel principal da obra. O túnel, que transpõe um maciço rochoso com 1.014,98 metros de extensão e 4,5 metros de diâmetro médio, está localizado em Cotia/SP e foi projetado para não ultrapassar a cota máxima de altitude da adutora.

Para Fernando Borges de Bastos, engenheiro responsável pelas obras subterrâneas, “buscamos fazer engenharia em todas as fases da obra, desde a concepção do projeto à sua execução, sempre com foco na segurança, na qualidade e no resultado. O comprometimento da equipe, atrelado à filosofia Lean, possibilitaram o aumento a produtividade e a eliminação de desperdícios, culminando em redução de custo”, afirma Fernando.

De acordo com o gerente de construção, Maximiliano Castillo, “a equipe que executou o túnel principal esteve sempre engajada nos programas de excelência operacional estabelecidas no projeto. Em um período de 3 meses, foram desenvolvidos 71 kaizens pelos profissionais das obras subterrâneas, sendo que 20 deles são da equipe do túnel principal. Isso demonstra claramente o comprometimento de todos em busca da melhoria contínua. E o resultado nos consagrou com um produto de altíssima qualidade”.

 

Fonte: CCSL