BOLETIM INFORMATIVO

13 de dezembro de 2017

Enchimento dos reservatórios da ETA Vargem Grande

O Sistema Produtor São Lourenço possui três grandes reservatórios, chamados de Reservatórios de Compensação de Água Bruta (RCAB), instalados na Estação de Tratamento de Água – ETA, em Vargem Grande Paulista/SP.

São estruturas construídas com placas de aço-carbono e revestidas em epóxi, que suportam, cada uma, 25 milhões de litros de água, volume correspondente a 13 piscinas olímpicas.

O enchimento dos três reservatórios até o nível de água máximo – 14,8 metros de altura – levou cerca de 65 dias. Na sequência, será dado início ao comissionamento do complexo da ETA com a água armazenada.

De acordo com Carlos Cavalcante, da área de comissionamento do Consórcio Construtor, “foram realizados todos os procedimentos necessários para verificação da estanqueidade e do recalque destas grandes estruturas, e os resultados obtidos foram de acordo com o esperado”.

Após sua conclusão, o Sistema Produtor São Lourenço estará interligado aos demais sistemas que abastecem a Grande São Paulo, ampliando a capacidade de produção de água tratada para a Região Metropolitana.