BOLETIM INFORMATIVO

3 de março de 2016

Montagem dos Reservatórios de Compensação de Água Bruta

Já estão avançados os trabalhos de montagem dos Reservatórios de Compensação de Água Bruta (RCABs) no canteiro da Estação de Tratamento de Água (ETA), em Vargem Grande Paulista/SP.

Estas grandes estruturas são construídas para armazenar a água bruta proveniente da represa Cachoeira do França – Captação, localizada em Ibiúna/SP. O projeto consiste na construção de três reservatórios, com capacidade de armazenagem de 25mil m³ de água cada, volume capaz de encher mais de 13 piscinas olímpicas. O processo construtivo dos tanques é realizado de cima para baixo, ou seja, inicia-se com a montagem da parte superior do reservatório. Com a utilização de macacos hidráulicos, a base é erguida e novos anéis são montados logo abaixo da estrutura já existente.


A estrutura dos reservatórios é composta por placas parafusadas de aço carbono revestidas em epóxi termofundido, o que proporciona maior resistência às placas. Já a cobertura, também chamada de domus, é feita de alumínio e segue um processo geodésico de montagem, no qual formas geométricas compõem toda a cúpula. O processo de montagem dos três tanques está previsto para ser  oncluído em abril de 2016. Após a conclusão, os reservatórios terão atingido aproximadamente 25 metros de altura.

 

Fonte: CCSL