INSTITUCIONAL

Empresa

A empresa Sistema Produtor São Lourenço S.A. (SPSL S.A.) é uma sociedade de propósito específico, criada em 2013, com a finalidade de desenvolver a parceria público-privada (PPP) para a prestação de serviços de operação e manutenção do sistema de desidratação, secagem e disposição final do lodo e de manutenção do Sistema Produtor São Lourenço, bem como para a execução das obras deste empreendimento, pertencente à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP.

Em maio de 2018, as ações da SPSL S.A. foram adquiridas pelo grupo chinês China Gezhouba Group Corporation (CGGC), através de sua subsidiária CGGC Construtora do Brasil Ltda., representando um importante marco para o grupo e seu primeiro investimento no Brasil.

A CGGC, fundada em 1970, é subsidiária da China Energy Engineering Group Co. Ltd., e atua em projeto, construção, investimento e operação de empreendimentos nos mais diversos segmentos de construção, incluindo fornecimento de água, saneamento, proteção ambiental, energia hidrelétrica, energia térmica, energia eólica, energia nuclear, transmissão de energia, instalações industriais, ferrovias, rodovias, pontes, portos e aeroportos, dentre outros. Uma empresa de operação transnacional com rápido crescimento na China, a CGGC expandiu seus negócios para mais de 100 países, ficando entre as 100 principais empresas da ENR Top 250 International Contractors.

 

 

Empreendimento

O Sistema Produtor São Lourenço leva água da represa Cachoeira do França, em Ibiúna/SP, para a Estação de Tratamento de Água de Vargem Grande Paulista/SP, percorrendo 83 km de tubulação até os municípios atendidos.

O empreendimento, cuja construção começou em 2014, teve sua operação assistida iniciada em abril de 2018 e está em operação comercial desde julho de 2018.

O Sistema Produtor São Lourenço está interligado aos demais sistemas que abastecem a Grande São Paulo. De forma sustentável, o sistema amplia a capacidade de produção de água tratada para a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Sua implantação traz importantes conquistas à população, dentre elas:

  • Garantir do abastecimento de água de qualidade, de forma contínua, sustentável e com eficiência operacional;
  • Suprir a demanda estimada para a Região Metropolitana de São Paulo, garantindo a regularização do fornecimento de forma sustentável;
  • Atender futuras demandas de água da região oeste da RMSP, contribuindo para a universalização do atendimento.

 

Política do Sistema de Gestão Integrada (SGI) da SPSL S.A.

A SPSL S.A. compromete-se a:

  • Promover a melhoria contínua dos processos e do SGI;
  • Atender a legislação e demais requisitos aplicáveis;
  • Proteger o meio ambiente, controlando seus aspectos/impactos socioambientais, incluindo rotinas de prevenção à poluição;
  • Realizar ações preventivas no sentido de eliminar perigos e reduzir riscos de saúde e segurança ocupacional;
  • Proporcionar condições de trabalho seguras e saudáveis para a prevenção de lesões e doenças;
  • Possibilitar a consulta e participação dos funcionários;
  • Atuar de forma ética, transparente e conduzir suas atividades de forma a satisfazer seus funcionários, acionista, parceiro público e demais partes interessadas;
  • Atuar para o atendimento às diretrizes estabelecidas nos Princípios do Equador.

A Política do SGI deve orientar nossa conduta diária e ser aplicada através de atitudes simples.

 

Assista ao vídeo institucional da Sabesp sobre o empreendimento:

 

Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA) do Sistema Produtor São Lourenço:

CLIQUE AQUI