BOLETIM INFORMATIVO

7 de agosto de 2017

Realizada a primeira interligação do Sistema Produtor São Lourenço

O Consórcio Construtor São Lourenço (CCSL) realizou, no dia 30 de julho, a primeira interligação do Sistema Produtor São Lourenço. A atividade conectou a subadutora de Vargem Grande Paulista à tubulação já existente da Sabesp, a qual alimenta este município. Esta subadutora, com diâmetro de 32 polegadas e extensão de 1.500 metros, se inicia na ETA de Vargem Grande e se conecta à tubulação da Sabesp, onde foi construída uma caixa de interligação.

 

Para a interligação, foi realizado um corte de 4 metros na tubulação existente para o acoplamento do chamado spool, que é um conjunto de válvulas e ventosas que controlam a pressão da água e retiram o ar existente na linha. A operação se iniciou às 16 horas do domingo, com o esgotamento da água presente na tubulação existente, e por volta das 23 horas o spool já estava completamente acoplado, concluindo assim o processo de interligação.

O Sistema Produtor São Lourenço possui ainda mais três subadutoras: a Cotia-Atalaia, localizada em Cotia, a Mirante-Jandira, localizada em Jandira e a subadutora Tupã, localizada em Itapevi, as quais serão conectadas a reservatórios de água tratada (RAT). Além disso, duas interligações ainda serão concluídas, sendo uma na Estação de Controle 1 (EC1), em Barueri, e outra chamada de Tamboré, em Carapicuíba, onde o final da extensão da adutora principal se conectará às tubulações da Sabesp já existentes.